terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Saga do Primeiro Encontro...


Passamos por determinadas situações em nossas vidas, que nos fazem sentir  novamente a inocência do primeiro encontro. A ansiedade que sentimos ao esperar a hora da chegada é, algo que traz a tona todo o nosso nervosismo.

Na vida pessoal, no primeiro encontro com aquela garota especial, acontece isso. A expectativa de saber o que falar ao olhar nos seus olhos nos faz tremer e sentir frio na barriga...

Imaginar qual será a primeira impressão que ela terá sobre nós é tenso. Saber que está chegando a hora de encontrá -la e ver que mesmo assim , o tempo não passa, faz parte desse processo que se chama conquista.

E é o que também acontece em nossa profissão. O primeiro encontro com o cliente é sempre assim. Por mais experiente que você seja e por mais habituais que sejam esses encontros, o frio na barriga se faz presente.

Aquela situação em que você está prestes a apresentar sua agência para o cliente, vender seu “peixe” de forma a causar uma boa primeira impressão,  se compara ao primeiro olhar para a garota especial. A hora da reunião não chega e ao mesmo tempo esta cada vez mais perto. O que falar? Como abordar o cliente? Será que vai gostar do meu portifólio? Terei a chance de um segundo encontro?

A oportunidade é única. Para tal não ser desperdiçada, devemos nos preparar para lidarmos com nossa conquista. Entender o gosto do cliente, saber o que a garota gosta, aprender os termos do seu negócio, as gírias dela, estudar suas preferências e pesquisar sobre a moça, são desafios que devem ser encarados.

De fato, o segundo encontro depende do primeiro. E é atrás desse objetivo que você vai à reunião ou ao cinema. E na hora do encontro, tanto  com  o cliente quando com a garota, devemos nos concentrar e não gaguejar. Por mais nervosos que estejamos, devemos passar a tranqüilidade de dominar a situação.

O cliente quer poder olhar nos seus olhos e saber que pode confiar em você e que você resolverá seus problemas. A garota, quer poder olhar nos seus olhos e saber que pode confiar em você e que você a fará feliz.

Prepare-se então para essa situação. Desvenda os segredos do primeiro encontro. Entenda que é seu desempenho nessa hora que fará você ir além. Estude o cliente, saiba sobre seu negócio, apresente soluções para todas as suas questões .  E o mais importante, faça isso com toda a paixão que tiver, tanto por ela, quanto pela profissão! 

Ou então, contente-se apenas com o primeiro encontro...

 

4 comentários:

Unknown disse...

A escolha das palavras e a forma simples e genial de escrever tornam esse e todos os outros textos incríveis.
Um Super PARABÉNS pelo seu trabalho Rico Chermont!

Rafael Kreischer - ALI SEBRAE/SE disse...

Todas as vezes que me sinto vazio e sem conteúdo, dou uma "passeada" por aqui, pois em todas as vezes que acessei, me deparei com textos limpos e inteligentes, escritos de forma clara e bem-humorada. Me deparei com críticas muito bem colocadas, com comparações inteligentes, etc... Afinal de contas, ler textos inteligentes nos faz bem, nos enriquece, nos faz lembrar que ainda há muitas coisas boas a se ler do que manchetes trágicas de jornais.

PARABÉNS! Seu trabalho é excelente!

Pâm disse...

RICARDO CHERMONT,

Não poderia esperar menos de vc.. Uma pessoa inteligente, capaz e que ama o que faz.

Tanto na vida, como No trabalho vc é perfeito, digno de honrarias.

Amei este, assim como amei todos os outros textos que vc já escreveu.

Comparação inteligente, bem humorada, que nos faz entender de forma simples elementos básicos para um profissional bem sucedido, cito: Amor, Dedicação, Entusiasmo, mencionado por vc nesta descrição, de quase um romance juvenil, repleto das descobertas e dos encantamentos oriundos da adolescência.

PARABÉNS!!!

Unknown disse...

Os estudantes de publicidade deveriam ter acesso a esses textos que de forma inteligente compara assuntos do dia-a-dia com mundo da publicidade, que por sinal você tem grande domínio.
Você tem uma percepção muito apurada, e isso faz de você um profissional brilhante !!!!
Um forte abraço
obs: Estou no aguardo da obra completa