quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Fantástico Mundo dos Animais na Propaganda


melhor amigo do homem é o cão. E da Publicidade? São vários. Elefantes, coelhos, jacarés, tigres, araras, ratinhos, cães e uma infinidade de amigos.

O uso de animais em propagandas parece dar certo. Muitas empresas utilizam desse artifício para agregar valor a marca. É natural do ser humano simpatizar com esses bichos que se tornam cada vez mais parte do nosso dia-a-dia.

Em determinados casos, os animais são representados em forma de mascote, principalmente quando tratamos de um target infantil. Em outros casos, são representados da sua forma mais natutral. Mas eles não estão ali a toa. Existe uma mensagem a ser transmitida.

Algumas marcas se tornaram referencias em suas categorias pelo fato de terem uma ligação com nossos fieis companheiros. Provavelmente, as marcas que utilizam personagens em sua comunicação visual são relembrados mais facilmente na mente do consumidor.

Eles tem uma comunicação forte com o público e uma presença grande em suas embalagens. Nunca deixam de anunciar uma promoção ou um novo produto. Transcendem ao papel de ilustração.

Quem não se lembra do Tony, o famoso tigre da KELLOOG’S. Um tigre, visto pelas crianças como referencia em saúde e força.  E do coelho da DURACEL, tocando seu bumbo com suas pilhas intermináveis. Temos também o elefante da CICA, a Arara do BR MANIA, o ratinho do BRADESCO. Aposto que ninguém esquece da Galinha Azul da MAGGI e do Frango da SADIA. Esse último, em alta nas propagandas atuais da marca.

As utilizações em forma natural ganham destaque quando lembramos dos mais famosos cães, que deixaram de ser mascotes para se tornarem raças. A raça Dachshund deixou de ser Dachshund para ser mais conhecida como cão da COFAP e a raça Westie deixou de ser Westie para ser o cachorro da IG.

Os animais também foram responsáveis pela Campanha considerada a preferida do público nos últimos anos, “Somos todos mamíferos”, da Parmalat. Uma campanha que deixou de ser uma campanha de Leite para ser uma campanha da Parmalat. Dois grandes artifícios foram utilizados, crianças e animais. A Parmalat teve um aumento de 14% para 94% de consumo. Uma Campanha que mudou a vida da comunicação do segmento.

E assim, os bichos vão fazendo história nas páginas da propaganda.

3 comentários:

Mariana Marge disse...

Olá Ricardo! Meu nome é Mariana. Primeiramente gostaria de elogiar o blog e dizer que é de grande valia essa iniciativa de dividir seu conhecimento na área com outras pessoas. Sou estudante do 8º Período de P&P (tô formandooo) da FAMINAS em Muriaé. Amo a publicidade e todos que a amam como eu. Estarei presente no Siscom deste ano e estou na expectativa com a sua palestra. Convergência de Mídia é um assunto super interessante e que necessita de um grande conhecimento do profissional da comunicação para conquistar novos consumidores. Mais uma vez parabéns! A gente se vê lá! Meu e-mail é marianamarge@yahoo.com.br

Unknown disse...

Ricoooo!!!!
Ser um Publicitário é um dom, e vc tem esse dom e muito mais...sua estrela brilha e sempre vai brilhar..Seja confiante sempre, poq vc é capaz,e é um minino muito minino..ahuah
PAraBéNS!!!!!
Obs:*Adorei a Galinha azul...srsrs..*
Bju*

MORETHANSPECIAL disse...

Mais uma obra de arte do gênio Chermont!
Sua paixão pela profissão se reflete nos textos que escreve! Externar todo esse amor é o que faz de melhor!
O carinho com que seleciona as palavras é notório!
Parabéns, mais uma vez!
Gostoso demais ler seu Blog!
Beijinhos ansiosos pelo próximo post!!!