segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ei, Psiu, Silêncio...


Quantas coisas já perdemos por que não acreditamos no silêncio? Quantas verdades já se passaram desapercebidas por causa desse mesmo silêncio? E quantas vezes o mais certo a se fazer era ficar em silêncio?

Deus fez o silêncio para que pudéssemos bater de frente com o barulho. Como diria Lulu Santos, “não existiria som se não houvesse o silêncio”. Logo, o Silêncio é o importante da história. Manter o silêncio é uma benção, uma qualidade, uma força – mas também pode ser o inicio para o fim, a faísca para o fogo.

Quantas vezes se encontrou em uma situação onde tudo o que queria era quebrar o silêncio que existia no ar e sair falando um monte de coisas, algumas vezes boas, outras, nem tanto… Porém, ele estava ali, firme, forte, e sábio… o Silêncio.

Começamos pelo estagiário. O Silêncio deveria ser seu principal requisito. Como os estagiários sofrem. Sofrem se falam na hora errada, sofrem se não falam, e sofrem até mesmo quando estão certo, mas estagiário (e nada contra eles, pelo contrário, acho que são peças fundamentais em qualquer empresa) “nasceu” pra ficar em silêncio.

E o pessoal da criação? Tem o silêncio como uma benção. Aquele brainstorm com várias idéias saindo pelas mentes dos diretores de arte, os redatores exalando seus belos títulos. Mas, no fundo, toda boa idéia aparece quando o silêncio paira no ar.

O Atendimento usa do silêncio para ser paciente, seja com os doutores criativos, seja com os clientes sabichões. O Planejamento pensa o silêncio. Saber usar o silêncio é uma das grandes virtudes de um profissional de atendimento. Seja quando esta no meio de uma discussão com a criação, seja no meio de um briefing, ouvindo as informações.

Até mesmo o pessoal da produção, que vive no meio do som, do áudio, do vídeo, pedem silêncio para ouvir aquele detalhe, silêncio para prestar bem atenção a perfeição.

Por definição, Silêncio significa estado de quem se cala, ausência de ruído. SOSSEGO, CALMA. O silêncio não paira no ar, invade a alma, transcende os espíritos, eleva as energias.

E é essa contradição que faz o mundo em que vivemos ser fantástico. O silêncio é uma dádiva de Deus, mas que existe como um paradigma a ser quebrado pelos escolhidos: nós, publicitários. Faça o mínimo de silêncio possível, você esta entrando no mundo da publicidade.

Bom, ruim, forte, destruidor, energizante, devastador, seguro, motivador, reflexivo… Silêncio, nada além do silêncio.

Ei!

Psiu!

Silêncio…

Nenhum comentário: