terça-feira, 7 de julho de 2009

Festivais: Ir ou não ir? Eis a questão.



Sempre houve uma divergência na opinião de profissionais de publicidade sobre a participação das agências nos festivais e premiações pelo mundo a fora.

 Participar de um prêmio ou um festival faz bem ou mal ao ego da agencia? Faz bem ou mal ao ego da criação? Faz bem ou mal ao orgulho do atendimento?

 Uns preferem adotar o discurso de que não faz parte da filosofia de sua empresa a participação nesse tipo de evento, pois faz com que a criação perca o foco no objetivo do cliente e fique de olho no troféu tão desejado. Outros, dizem que é essencial para a saúde da agencia a participação nos grandes festivais, pois aguça a criatividade e incentiva todos os envolvidos na criação de campanhas sensacionais.

 A publicidade vive de pão e circo. O pão representa todo o trabalho, o dia a dia, a rotina, os estresses naturais de uma agencia de publicidade. Mais do que merecido a segunda parte chamada circo, que são os eventos de confraternização, os festivais, os prêmios, as conquistas.

 Faz bem para o profissional, faz bem para o estudante, faz bem para o cliente, faz bem até pra quem não tem nada a ver com a profissão, que se encanta após passar por essa experiência.

 Festivais como o Festival Mundial de Gramado, aqui no Brasil e o Festival de Cannes, o maior e mais requisitado do mundo são verdadeiros ninhos de criatividade. Ali, são expostos as melhores idéias do ano, do pais, do mundo. Os anúncios mais criativos, as idéias mais mirabolantes, os resultados mais impressionantes.

 E por que não ser reconhecido por todo esse trabalho?

 Sim, devemos participar de festivais, devemos ser reconhecidos pelo nosso bom trabalho, devemos gerar uma competição saudável dentro de nosso mercado. Não que o prêmio, ou troféu, que muitas vezes vai pra qualquer prateleira empoeirada tenha que se tornar o foco principal, mas sim, deve ser a conseqüência natural de um belo desempenho.

 Afinal, somos publicitários, loucos e sensatos. E os loucos sensatos gostam de ser reconhecidos pelo que fazem. Ficamos felizes quando subimos ao palco para receber o fruto daquele nosso trabalho. A agencia ganha, o profissional ganha, o cliente ganha.

 Um brinde aos festivais!

Nenhum comentário: