terça-feira, 14 de julho de 2009

Um ambiente que faz a diferença



Um assunto que incomoda muita gente e que é sempre discutido por profissionais de qualquer tipo de profissão é o ambiente de trabalho.

A diferença de produtividade de um local onde o trabalho consegue ser feito de forma prazerosa e um local onde o trabalho é feito de forma quase obrigatória é notória. Não fosse isso, não teríamos rankings das melhores empresas para se trabalhar e nem um esforço de seus diretores para que isso acontecesse, no caso de bons ambientes e também não teríamos funcionários que detestam seus chefes ou que só estão ali por necessidade.

Por experiência, conheço diversos ambientes de trabalho e que me fizeram capaz de fazer esse tipo de comparação. O ambiente de trabalho influência diretamente na sua produtividade e no bom humor do ser humano.

Certa vez, fui convidado para trabalhar em uma empresa com mais de 10 anos de experiência. Uma empresa de médio porte, com poucos funcionários. Confesso, o local onde mais aprendi até hoje. Tudo era tratado como se fossemos uma família. O chefe, mais que um amigo. A chefe, uma perfeita professora. Os colegas de trabalho, parte da família. O ambiente era tão favorável que ficava fácil fazer publicidade. Os clientes eram amigos, os fornecedores eram amigos, os veículos eram amigos. Existia estresse, claro! Mas que faziam bem para o desenvolvimento da agencia. Lembro-me que tínhamos até nossos representantes dentro de um aquário. Existia reconhecimento, existia aprendizado.

Depois, fui aprendendo em outros lugares que o ambiente de trabalho é uma das principais razões para o sucesso pessoal e também pelo sucesso da empresa. Passei por outras três agencias com características diferentes. Não cabe a mim criticar uma ou outra, apesar de sabermos que existem pessoas em diversos ambientes que vão de amadores e esforçados a incompetentes e mal caráter. Porém, em cada uma deu pra perceber que o local de trabalho influência diretamente no seu próprio desempenho.

Acordar cedo e saber que hoje é mais um dia de trabalho estressante dá vontade de ficar em casa e mudar de profissão. Acordar cedo e saber que hoje é mais um dia de trabalho duro mas que recompensa dá vontade de não dormir e seguir em frente na busca dos objetivos.

Empresas vão e vem em sua vida e deles deve se tirar o máximo de aprendizado. Reconhecer um funcionário, criar soluções práticas para os problemas ao invés de ficar discutindo as causas demasiadamente, oferecer benefícios para seus companheiros são coisas que todo bom ambiente de trabalho deve ter.

Por isso, preste atenção em seu ambiente de trabalho. Se for ruim, veja os erros e opine para que as coisas melhorem. Se for bom, boa sorte. Continue e siga em frente.

Afinal, o ambiente faz diferença. E você, faz a diferença no ambiente.

Um comentário:

Unknown disse...

O texto retrata o dia-dia numa empresa, onde esses aspectos /pessoas compoe qq organização. Mas qd se tem um lider com uma visão para um ambiente saudável, sem dúvida "o lado podre" não terá espaço.
Me identifiquei muito com esse texto..meu dia-dia..o qual irei expor na empresa que eu trabalho.
parabens por mais esse texto.