terça-feira, 14 de julho de 2009

Mistura de Mundos



Ouvi uma vez que no pais do futebol o sol nasce para todos, mas só brilha para poucos. Será que existe alguma semelhança na publicidade?

Criatividade não é um dom, assim como um bom jogador de futebol. Dentro de campo é assim, ou você nasce sabendo ou nunca vai jogar um bom futebol. Mas na publicidade não. Você aprende a ser criativo. Criatividade é uma coisa que se aprende com técnica, com pratica, com estudo.

Mas há sim uma grande semelhança entre esses dois mundos. O da bola e o do job.

Imagine o mundo da bola, com tudo o que tem direito. Temos um CLUBE, que é a peça chave desse mundo e o comparamos com as AGÊNCIAS. Todas as peças de um clube, desempenham uma função. Vejamos, a Diretoria do Clube, composta por chefões da bola que mandam e desmandam dentro e fora do campo, mas que tem algo em comum: usam de estratégias para conseguir levar o clube a elite. Na agencia não é diferente, existe uma Diretoria, pessoas responsáveis pelo desempenho das agencias no mercado de trabalho, sejam eles Diretores de Atendimento ou Diretores de Criação que também traçam estratégias para conquistar clientes e faturar alto.

 Abaixo da Diretoria e também com um grande poder dentro de um clube, a COMISSÃO TÉCNICA dita o melhor esquema para conseguir a vitória. Papel semelhante ao do Atendimento e Planejamento, que traçam o melhor caminho para chegar ao objetivo do briefing. E esse briefing é passado para o pessoa da CRIAÇÃO, que atenderá todas as solicitações do atendimento, assim como os JOGADORES, que se armarão dentro de campo de acordo com as orientações do treinador.

E começa o espetáculo. As melhores jogadas ou as melhores peças são desenvolvidas para agradar ao principal componente de todo esse esquema: o CLIENTE, que também podemos chamar de TORCIDA.

É o Cliente que irá aprovar ou não o JOB, assim como elogiar ou criticar os JOGADORES. E é o cliente que temos que ter ao nosso lado o tempo inteiro, pois sem ele a máquina não anda. E confesso, é muito difícil ambos estarem 100% satisfeitos. Imagina um estádio sem torcida? Não, não dá. É o mesmo que uma AGÊNCIA sem clientes.

 Toda essa estrutura se torna vitoriosa quando acontecem as conquistas. Os CLUBES ganham CAMPEONATOS e as AGÊNCIAS, os FESTIVAIS. É nesse momento que há nos profissionais dos dois mundos, a sensação de dever cumprido.

E assim, misturamos os dois mundos, o da bola e o do job, por que no final das contas, o que vale mesmo é marcar um gol, seja ele de placa, ou seja ele na placa!

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Publicidade na Internet
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.