segunda-feira, 7 de abril de 2008

Convergência de Mídia: saiba o que é e aproveite o embalo



Muito prazer! Leitores do Casa do Galo e colaboradores da casa, muito prazer. A partir de hoje passarei a colaborar com a equipe da Casa do Galo com artigos que possam trazer alguma informação útil para vocês, leitores, e também para vocês, colegas de trabalho. Espero poder escrever tão bem quanto os atuais colaboradores, que muito já me ensinaram com suas mensagens postadas e torço para que seu conhecimento não só cresça, mas também o ajude em sua jornada.

Para esse meu primeiro artigo, passei minha semana de recesso pensando no que escrever. Alguns temas foram surgindo na minha cabeça, porém, nada que me desse segurança ao ponto de estar trazendo algo de interessante. Percebi então que tudo o que é novidade já é passado.

Pensei em falar sobre o Displax, uma mídia inventada em 2004 que eu acho sensacional, mas temi que meu assunto ficasse ultrapassado demais. Pensei também em falar um pouco sobre as perspectivas, já que estamos iniciando um ano, da TV Digital, ou o que ela pode trazer de bom para nossa publicidade. Esse não é um assunto ultrapassado, mas sim, batido. Até o porteiro do meu prédio (e nada contra a classe, aliás, excelentes fontes de informação) já sabe da TV digital. Não vai ser novidade para vocês. Foi ai que, já em meu estado de desespero, e com uma certa ajuda, resolvi falar sobre Convergência de Mídia. Ultrapassado? Jamais. Batido? Eu diria que não, já que hoje em dia tudo está sendo utilizado como mídia.

Ao contrário do que muitos pensam, Convergência de Mídia não significa utilizar de vários meios digitais para uma mesma campanha. O consumidor não verá anúncios em série e nem está participando de um grande quebra-cabeça.
Convergência de Mídia – como o próprio nome sugere – é fazer com que o consumidor saia das mídias ditas tradicionais e vá em direção as novas mídias: internet, celular etc. Mas como fazer isso? Como fazer com que o leitor do Globo deixe de folhear o jornal para abrir janelas e pop-ups? Como chamar a atenção do consumidor se ele está a todo momento sendo bombardeado de informação e propaganda? Esse é o desafio. Com a atual tecnologia, o consumidor fica na sala vendo TV, com o celular ligado ao lado e no colo, um notebook. Enquanto ele assiste a um programa de TV, está ali, o tempo todo conectado (como uma rede wireless, lógico) e de um comercial para outro, sempre aproveita para mexer no celular, ou navegar em algum site. Aí, de repente, surge um comercial na TV com uma promoção que tem acesso pela web. Qual a probabilidade desse consumidor, que está ali, com o notebook no colo, entrar no site e ter o contato com a marca?
Acabou de acontecer um fato curioso, minha amiga de trabalho possui um Palm da
Claro, e recebeu um SMS dizendo: “Na Claro, você fica sabendo das novidades, vantagens e promoções por torpedo. Responda SIM ou NÃO e confirme se deseja receber estes avisos por Torpedo“. Ao responder, minha amiga, imediatamente, recebeu uma outra mensagem avisando que ela, a partir de agora, estava apta a receber as novidades, promoções e PUBLICIDADE!!!!! As empresas já estão se aproveitando de nossa mobilidade! Quem consegue ser mais criativo?

Um grande abraço a todos.

Um comentário:

MORETHANSPECIAL disse...

Olá, Ricardo!
A clareza com que escreve o texto impressiona. Prende o leitor do começo ao fim, e nos dá mais vontade de explorar seu Blog.
Essa é a minha primeira vez por aqui. Com certeza não será a última.
Muitos beijinhos e parabéns pelo trabalho de qualidade!