segunda-feira, 7 de abril de 2008

Uma questão de lógica



Não estou aqui para criticar, nós, publicitários. Muito menos para falar mal de nossa classe. Mas sim fazer um alerta: até que ponto temos responsabilidade sobre o antimarketing provocado por diversas empresas?

No meu ponto de vista, os publicitários, marketeiros e afins são responsáveis por manter uma MARCA em eterna ascensão. Isso vai desde o endomarketing a eventos mega-ultragrandes. Trabalhamos duro, arduamente para conquistar cada consumidor para nossos clientes, mantendo um atendimento de qualidade, uma boa apresentação e principalmente um relacionamento pré e pós-vendas inigualável. Que maravilha! Tudo o que o consumidor podia esperar de uma empresa. Mas e quando nos tornamos consumidor dessas empresas?

Aí é que mora o problema. Antes de publicitários e marketeiros, somos, acima de tudo, consumidores. E não escapamos disso. Nesse momento, percebemos as burradas e trapalhadas que as empresas prestam. E até que ponto entra a nossa responsabilidade?

Digo isso, sem a intenção de dizer que somos responsáveis, mas já cansei de me pegar dizendo que aquela empresa de telefonia que esta dominando o Brasil e que mudou os orelhões da cidade do Rio, patrocina os maiores atletas, realiza os maiores eventos, possui banda larga, telefonia móvel e uma série de outras coisas esta praticando, incansavelmente, ANTIMARKETING. E aquela empresa responsável por grande parte das assinaturas de canais fechados e que estampa e bate no peito dizendo que o mundo é deles. Opa, ANTI o que? MARKETING?


Então nós temos alguma coisa a ver com essa história.
Quer dizer então que fazemos tudo para conquistar os consumidores, e deixamos que as empresas façam tudo para perdê-los? É o mesmo que roubar a bola e entregá-la ao adversário!


Muitos de nós passam por agências, vão para clientes, pulam pra fornecedores e voltam pra agências. Sabemos que, indiretamente, nossas opiniões, mesmo que muitas vezes não praticadas, são válidas. E que sempre param para nos ouvir.

E por isso devemos prestar mais atenção nos detalhes. Prestar atenção no que nossos clientes estão fazendo. Lutamos tanto para construir uma idéia na mente do consumidor, mostrando que a marca é confiável para logo depois, a própria empresa mudar a opinião deles. É melhor nos atentarmos a isso, ou ficaremos sempre ouvindo que o problema é o antimarketing. É tudo uma questão de lógica...

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