segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Estágio pelo lado bom



Nunca esquecemos o nosso primeiro estágio e, na maioria das vezes, ele nos diz se o que estamos fazendo é o que queremos para nossas vidas. Afinal, todos nós fomos estagiários um dia.


O sonho é possível. Sempre. O mercado tem espaço para muitos, porém, apenas para os melhores. Se você é do tipo que procura estágio para depois das férias ou então que acha que estagiário foi feito para cumprir horário, uma dica: Concurso Público e pare de ler aqui. Mas para você que pensa como eu, que o estágio é a porta de entrada para o mercado e que seu desempenho pode influênciar diretamente na sua carreira profissional, continue lendo esse texto.

O estágio é o primeiro degrau de uma carreira de sucesso. A máxima de que estagiário é escraviário pode ter seu lado bom, afinal, quem trabalha e quem corre atrás ganha espaço mais rápido (abaixo aos maus patrões).

O que todos os profissionais procuram em um estagiário (inclusive eu) é a pró-atividade. Ser pró-ativo e se mostrar sempre prestativo (até para as coisas mais banais) já é um ponto positivo. Saiba como, onde e quando se colocar, ofereça ajuda a todos, esteja sempre disposto a aprender e pergunte, pergunte tudo o que tiver dúvida (mesmo que se sinta com a Síndrome de Jack Malone, como disse, muito bem, nosso amigo Rafael Amaral).

Leia, leia muito. Leia blogs publicitários, são ótimas fontes de informação. Um exemplo é o Atendimento Publicitário, para os atendimentos de plantão. Leia sites de notícias (Meio&Mensagem, Janela, BlueBus, CCRJ, GAPRJ) e de jornais, e não deixe de ficar antenado as campanhas que estão pelas ruas, sejam em mídias tradicionais, sejam em mídias alternativas.
Livros são sempre produtivos. Alguns como Criação sem Pistolão, O Livro Azul da Propaganda e Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar são leituras garantidas. Uma ótima dica, principalmente para os criativos, é o Manual do Estagiário, de Eugênio Mohallen, disponível no CCSP (www.ccsp.com.br).

Veja o estágio como uma escola, não teórica, mas prática. Talvez, nós mesmos, profissionais, seremos eternos estagiários, pois ficaremos com a constante busca de metas a serem alcançadas.


Pense nisso e boa sorte!

Nenhum comentário: